Uma Parceria para o Futuro

A iniciativa “Escolas: uma Parceria para o Futuro” (PASCH) engloba uma rede de cerca de 2000 escolas PASCH com ligação especial com a Alemanha. O Goethe-Institut apoia cerca de 600 escolas PASCH dos sistemas educativos nacionais em mais de 100 países.

PASCH-net: O site da Iniciativa PASCH

Em fevereiro de 2008 foi fundada a iniciativa “Escolas: uma parceria para o futuro” (PASCH). A PASCH é coordenada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e é gerida em conjunto com a Agência Central Escolar no Estrangeiro, com o Goethe-Institut, com o Serviço Alemão de Intercâmbio Académico e com o Serviço de Intercâmbio Pedagógico da Conferência do Ministério da Cultura.

Orientação e objectivos

  • Perspectivas através da educação
  • Ampliação de horizontes através do multilinguismo
  • Acesso a línguas e educação e
  • Resolução mútua de futuros problemas como uma comunidade internacional de aprendizagem

Escolas parceiras em Moçambique

A escola parceira Instituto Comercial de Maputo (ICM) é uma escola técnica estatal com as seguintes áreas: Contabilidade e Aduaneiro, Gestão e Finanças, bem como Hotelaria e Turismo, Informática, Matemática, História e Geografia.

No ICM há também a possibilidade de aprender línguas: português, inglês e alemão (do qual o alemão é uma língua extracurricular). O ICM tem cerca de 1815 estudantes, dos quais @s de 15 a 22 anos são ensinados nos cursos de dia e @s mais velh@s nos cursos nocturnos. O ICM é considerada uma das melhores escolas do país. Desde 2008, são realizados cursos de alemão nesta instituição como parte da parceria. As aulas são realizadas quatro vezes por semana, utilizando o material didáctico “Beste Freunde” com uma duração de 120 minutos por aula e um total de oito horas por semana. Há aí duas turmas, uma para principiantes, outra para alunos avançados.

A escola parceira Instituto Industrial e Comercial da Beira (IICB) é uma escola técnica estatal com as seguintes áreas: O sector comercial inclui acontabilidade e as aduanas. O sector industrial oferece cursos de mecânica, construção civil (estradas, pontes e construção de edifícios), tanto como electrotécnica e electrónica.

No IICB há também a possibilidade de aprender línguas: português, inglês e alemão (do qual o alemão é uma língua extracurricular). O IICB tem cerca de 2.393 estudantes, dos quais @s de 15 a 22 anos são ensinados nos cursos de dia e @s mais velh@s nos cursos nocturnos. Desde 2012, são realizados cursos de alemão nesta instituição como parte da parceria. As aulas têm lugar quatro vezes por semana, utilizando o material didáctico “Beste Freunde” com uma duração de 90 minutos por aula e um total de seis horas por semana.

Projectos especiais

FASE 2// REDE NACIONAL

Após a implementação bem sucedida de workshops de rádio a nível local e profissional em Moçambique em 2020 com ambas as escolas parceiras (ICM Maputo Julho 2020/IICB Beira Novembro 2020) em cooperação com o Centro de Formação da Rádio Moçambique (RM/rádio nacional de Moçambique), os quais terminaram no último dia do workshop com uma emissão real 'no ar', uma continuação significativa a nível nacional teve lugar em 2021.

Esta edição vinha para aplicar e expandir o que foi aprendido até à data, bem como para criar redes através do novo equipamento técnico que esta sendo implementado em ambas as escolas, e de alcançar uma maior integração da língua alemã.

Sob a liderança da coordenadora de PASCH em cooperação com a excelente equipa do Centro de Formação de RM (director, vice-director, designer de som/especialista em comunicação, jornalista), foi  produzido um programa de rádio bilingue (alemão-português). Os participantes dos seminários anteriores tornaram-se 'consultores'.

O "LABORADIO-Journal" digital desenvolvido pela equipa de Maputo em 2020 foi utilizado para preparar as novas equipas. Os participantes da Beira e os de Maputo trabalharam em profundidade em diferentes equipas em diferentes aspectos necessários para produzir um programa de rádio profissional na íntegra.

O programa produzido foi transmitido na RM (Rádio de Cidade de Maputo/Rádio de Cidade da Beira) nos "canais da cidade". Esta transmissão real e autêntica do programa desenvolvido representaram um desafio e uma motivação especiais para todos os participantes e deu-lhes a experiência de condições reais de produção na vida quotidiana da "indústria criativa", respectivamente no sector cultural.

A comunicação, a ligação em rede e a reunião da produção bi-local foram feitas através da utilização do novo equipamento técnico (smartboard, estações de trabalho informático, computadores portáteis). Isto teve a vantagem de terem ganhado experiência com o novo equipamento. Desta forma, os participantes - que em casa não têm estas possibilidades - tiveram acesso ao mundo digital.

Oficina de desenvolvimento de filmes silenciosos (imagem-texto) sobre "Visionários Moçambicanos" escolhidos de forma exemplar com as escolas PASCH IICB Beira e ICM Maputo em formato híbrido (presencia e online).

Neste projecto, o conhecimento histórico, a documentação da história e a competência da mídia foram reflectidos e desenvolvidos.O filme mudo opera inteiramente sem acompanhamento técnico-mecânico de som, mas através de imagem e escrita em movimento, e seu modo de produção é ideal para combinar linguagem e arte visual. Representando uma forma independente na história da arte/mídia das conexões imagem/texto, o filme mudo, no caso da oficina em realização digital, é um excelente meio para o trabalho criativo com os jovens estudantes de idiomas. Isto cria uma ligação dinâmica entre a aquisição de idiomas (idioma da oficina: alemão/português), reflexão histórica (identidade), aprimoramento da competência de mídia e mediação cultural, bem como a aquisição de competência intercultural. Como pode ser visto em muitos exemplos contemporâneos de ‘pop-culture’ e das culturas de juventude a nível mundial , as conexões entre texto e imagem desenvolveram seu apelo ao extremo: De Comic-Culture ao puro Word-Art-Music-Clip. No caso da participação na 'vida cotidiana digital', as conexões foto-texto são a principal forma de expressão de auto-representação e autocriação. A este respeito, estes são o foco do grupo alvo e combinam de forma excelente com sua preferência pelo desenho. Especialmente o tema dos "Visionários Africanos" e sua representação se encontram aqui com um meio que é de maior atratividade no que diz respeito ao tratamento do tema, mas também de extrema acessibilidade para posteriores "grupos de consumidores". A questão da reflexão da mídia e das habilidades críticas da mídia é um fator neste contexto geral.

Em um workshop de dez dias, os alunos de PASCH desenvolveram seu próprio filme que trata da história nacional em termos de conteúdo e estética, de acordo com o tema do projeto PASCH na região Africa subsaariana. O foco principal esteve no processo de criação de contos cinematográficos na forma de imagens em movimento e o uso da língua alemã. Na oficina foram formadas equipes de cinema para abordar o meio do filme mudo num sentido muito clássico: implementação de brainstorming através do desenho ----> storyboard --> implementação através da câmera --> edição de filme > apresentação final.

A oficina concentrou-se na estética clássica do cinema mudo, bem como nas tendências contemporâneas, como os vídeos musicais etc.

A oficina foi dirigida por Karen Packebusch - artista visual, designer gráfica e docente em artes visuais e ensino da língua alemã e Lucy E. Knollmeyer - coordenadora da iniciativa PASCH para Moçambique no Centro Cultural Moçambicano-Alemão/Goethe-Zentrum, Maputo, docente da língua alemã, curadora, historiadora de arte e artista.

Parceiros

Junte-se a nós na inesquecível aventura cultural

Pode visitar o nosso centro entre as 9h e 17h de Segunda-feira à Sexta-feira – e sempre que tivermos um dos nossos eventos!